Por Katia Neves
Uma tradicional festa popular onde a comemoração envolve as pessoas de maneira fraterna, alegre e descomprometida.
Celebrada em muitos países pelo mundo são conhecidas como Festas dos Santos Populares e celebração do meio verão, estas festas ocorrem entre os dias 19 a 25 de junho em muitos países, no hemisfério norte no solstício de verão e no hemisfério sul no solstício de inverno.
Não somente celebrada no Brasil, a Festa Junina é comemorada na França, Polônia, Dinamarca, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Japão,China e até na Letônia.
Na Inglaterra é comemorada em Wiltshire, celebrando o sol ao lado de Stonehenge, monumento construído na antiguidade para observar as mudanças de estação, era considerada uma tradição pagã, onde os povos antigos celebravam o solstício de verão, aos poucos essa celebração foi sendo cristianizada, mas ainda se acredita que é uma noite mágica, de renovação, na qual os maus espíritos são afastados e os desejos podem se tornar realidade, tais crenças ainda existem.
Na França a festa junina é chamada de ” Fête de Lá Saint-Jean” ( festa de São João no dia 24 de junho) e tem como maior característica a fogueira, em alguns municípios franceses é erguida uma alta fogueira por seus habitantes em homenagem a São João Batista.
Nos Estados Unidos devido ao grande número de brasileiros acontece a maior festa junina fora do Brasil que é o Arraiá de Margete na Flórida.
Na Península Ibérica estas tradições são muito populares (Portugal e Espanha), e foram trazidas para o Brasil pelos portugueses durante a colonização.
Em Campina Grande, no Estado da Paraíba; no Brasil; é considerada a maior festa junina do mundo.
Na Itália nesta mesma data se comemora o dia de São João, onde ele é padroeiro em alguns lugares.
No Japão é comemorada com comidas típicas desta época do ano como canjica, pipoca, churrasco entre outras.
Na China esta festa é da família e de amigos brasileiros marcando a união e o encontro de um povo que sente saudades de sua terra, família e amigos, também comemorada com comidas e músicas típicas.
Finalizando, até na Letônia encontramos essa festa popular em junho comemorada com a Coroa de Flores para o festival Jani.
Percebo neste extenso relato que deixo aqui, que mesmo separados por continentes, nós, seres humanos, estamos juntos em nossas alegrias e celebrações!
E Viva São João!!!🌽🍿🔥🎶

Deixe um comentário